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Navegando por Autor "Silva, Josué Mendes da"

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    Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
    (2019-07-17) Silva, Josué Mendes da; Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de; Monteiro Júnior, Francisco Nairon; http://lattes.cnpq.br/3188254514626579; http://lattes.cnpq.br/8385633643559259; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
    O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.
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    “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE
    (2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
    O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.
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