Navegando por Autor "Santos, Isaque Pedro dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Letramento matemático: práticas e desafios dos professores do 6º ano do ensino fundamental(2025-05-10) Santos, Isaque Pedro dos; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732; http://lattes.cnpq.br/1377850930628296Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Toritama-PE sobre o letramento matemático, identificando as estratégias didáticas que utilizam em sala de aula para promovê-lo, bem como os principais desafios enfrentados nesse processo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), letramento matemático é a capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. É essencial criar um ambiente de aprendizagem, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. A pesquisa foi desenvolvida com três professores de matemática atuantes no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Toritama/PE. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas com perguntas abertas e respostas registradas no diário de bordo do investigador. Os dados apontam que é essencial que o professor crie um ambiente de aprendizagem construtivo, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. Apontam ainda, para a importância de utilizar recursos didáticos diversificados e de tecnologias para desenvolver habilidades e contribuir na compreensão do letramento matemático, para que possam facilitar o ensino e tornar as aulas mais dinâmicas.
