Navegando por Autor "Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Desafios e enfrentamentos da educação infantil em tempos de pandemia à luz de uma pedagogia que vem do campo(2022-10-04) Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8842990042245337A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
