Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/18
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item PIBID e modalidades didáticas: contribuições na formação inicial de professores de Biologia(2021-03-04) Melo, Dayanne Lima de; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7662933214092475O processo educacional envolve um conjunto de vários fatores, no que se refere ao ensino de Ciências, algumas práticas docentes têm desestimulado os estudantes, como o uso excessivo do livro didático e de aulas expositivas, ausência de informação visual, nomenclaturas difíceis e pouca contextualização, isso mostra a necessidade de novas alternativas de ensino. Nesta pesquisa, percorremos o cenário da formação inicial de professores, incitando um repensar sobre tal processo. Para isso, exploramos o contexto de formação inicial associado ao Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID) como oportunidade de experienciar o ambiente escolar no período formativo e a temática de modalidades didáticas como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. O PIBID é um programa oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca intensificar o processo formativo de licenciandos integrando a universidade e a escola. Com isso, fomos orientados pela seguinte questão: Como o PIBID contribui para a formação inicial dos estudantes na área de Ciências Biológicas por meio de suas ações e vivências no lócus escolar? Partindo desta indagação, tivemos como objetivo geral: compreender como as ações do PIBID contribuem para a formação inicial dos futuros docentes de biologia. Para isso tivemos como objetivos específicos: relatar práticas pedagógicas vivenciadas em ambiente escolar e levantar dados secundários sobre o PIBID no processo de formação inicial de professores. Essa pesquisa foi realizada com base na natureza de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Com isso, realizamos a descrição de 16 modalidades didáticas desenvolvidas durante o período de atuação no PIBID pela própria autora da pesquisa, trazendo suas conclusões sobre essa experiência. Além disso, analisamos de forma quantitativa a presença de dissertações e teses com temáticas relacionadas ao PIBID no ensino de biologia em dezoito universidades da região nordeste do Brasil. As modalidades didáticas descritas nesta pesquisa foram aulas práticas, simulações, demonstrações, discussões e excursões realizadas ao longo das ações no PIBID/Núcleo Biologia na escola. Nas universidades utilizadas como fonte da pesquisa registramos que apenas 07 (sete) possuíam dados. Portanto esse resultado demonstra a necessidade de pesquisa na área para destacar a importância do programa para a formação docente. Por fim, consideramos que o PIBID e as modalidades didáticas são fatores que contribuem para a formação inicial de professores, permitindo a autonomia, criticidade e a (re)construção da identidade docente, pois permite o ensaio e análise crítica da prática docente e das modalidades didáticas. Além disso o uso das modalidades didáticas oportuniza uma maior familiaridade entre os licenciandos e estudantes facilitando o processo de ensino-aprendizagem e tornando o ensaio da prática docente prazerosa. Assim, concluímos que o PIBID promove a união do aprendizado adquiridos na universidade pelo licenciando com a experimentação destes em ambiente escolar.
