TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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    Arte, política e transformação social: propostas antifascistas em arte educação
    (2023-09-27) Azevedo, Kethylle Layane Nascimento Tavares de; Barros, Lilian Débora de Oliveira;  http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    Tendo em vista a conexão entre a Arte e a Política destacamos a Arte Educação como instrumento de transformação social. Esta pesquisa tem como objetivo construir um conjunto de práticas pedagógicas para as Artes Visuais baseadas numa proposta Antifascista. A partir da reflexão sobre os princípios e análise dos exemplos históricos do Fascismo em diferentes épocas, iremos identificar quais táticas são utilizadas para transmissão de seus ideais, principalmente na atualidade em que temos um alto fluxo da comunicação visual em nossa sociedade. Assim, discutiremos sobre a relevância do letramento visual para o desenvolvimento global do indivíduo, além de realçar a Arte Educação como prática para a construção de um senso crítico que possibilite a conscientização política no ambiente escolar. O referencial teórico contempla discussões acerca da sociedade contemporânea e sua relação com a comunicação visual; apresenta conceitos e rastros historiográficos do Nazifascismo e Antifascismo, além de relacionar o discurso visual de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (2018-2022), às práticas de tendência Nazifascista; com base nisso exploramos a noção de educação transformadora de Paulo Freire aliada a abordagem triangular para o ensino das artes visuais de Ana Mae Barbosa. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na investigação historiográfica e visual dos conceitos discutidos e na análise comparativa de imagens. Os dados obtidos indicam a necessidade e a relevância de inserir na sala de aula o debate sobre a temática Antifascita, portanto foram elaboradas um conjunto de propostas educativas para as artes visuais baseadas no movimento Antifa. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que no contexto atual da nossa sociedade a comunicação visual se faz muito presente e pode ser uma ferramenta utilizada por movimentos de tendência Nazifascista para perpetuação de seus ideais. Assim, ressaltamos o papel das Artes Visuais em uma educação transformadora que promova a conscientização política e a reflexão crítica.
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    Arte-educação: uma história de luta e resistência
    (2023-12-18) Barbosa, Josivaldo Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    A presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.
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    Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais
    (2021-08-20) Arruda, Silvanda Galvão de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799
    Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.
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    O possível ensino de artes em uma escola de Vitória da Conquista: um estudo de caso
    (2018) Benedictis, Tammi Italiano; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/7309248434012061
    O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade do ensino das Artes Visuais em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Vitória da Conquista-BA e analisar as contribuições dadas pelas Artes aos estudantes. A cidade de Vitória da Conquista -Bahia, conforme dados do IBGE, não possui professores formados em número suficiente que atendam à demanda do ensino. A arte, nesse cenário, é ministrada por professores com outras formações, o que dificulta o trabalho do que seja concepção de Arte e seu ensino. Nesse sentido, o ensino da Arte, atualmente, caminha para a interdisciplinaridade, estando as disciplinas intimamente entrelaçadas, pois não existeArte sem a reflexão de que ela nos permita o fazer e a transformação do mundo em que vivemos. Este trabalho também buscou, então, investigar as práticas possíveis na área de Artes dentro da escola. Como referencial teórico, tomaremos como base os estudos sobre abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2010) e conceito de ensino de Arte Noêmia Varela (1988). O estudo de caso foi realizado com vistas à abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de encontrar dados que demonstrassem um possível ensino de Artes na escola. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionário fechado para obtenção de dados e pesquisas em livros, artigos e outros documentos.
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    Contribuições de intervenção artístico-pedagógico voltada para o reaproveitamento de materiais
    (2018) Leite, Leila Silva; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123
    O acúmulo de resíduos sólidos tem sido um dos problemas ambientais do planeta e o reaproveitamento de materiais no ensino das artes vem comosolução para essa problemática. A partir da Revolução Industrial, com o uso de máquinas e produção em série de produtos e embalagens, aumentou o acúmulo dolixo, aliado a obsolescência programadae ao consumismo exagerado,instigado pelo sistema através da mídia. A arte aparece neste contexto,como fonte de sensibilizaçãoe desenvolvimento de atitudes mais críticas e ética sem seus espectadores a respeito dos problemas ambientais. Por isso, foi realizada uma pesquisaem uma escola pública da rede estadual da Bahia, na cidade de Planalto, com alunos participantes das oficinas de artes do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI),com oobjetivo de mostrar como o reuso de materiais,nas aulas de artes,contribuem para a conscientização e apresentam soluções para os alunos e para a comunidade, combatendo na prática o problema no lixo local.
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    Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos
    (2018) Bispo, Imara Queiroz; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694
    Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das Artes Visuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos–EJA. O referencial teórico da pesquisa discute o perfil do aluno e do docente; as necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como as metas pedagógicas. Aborda também questões relacionadas ao ensino das Artes e suas contribuições para uma formação acadêmica sólida. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola pública da rede municipal de Itacaré –BA, considerando o espaço de aula como vivência e aprendizado na concretização da pesquisa. A intervenção teve como base um desenho pedagógico definido a partir de um conjunto de métodos e abordagens de ensino fundamentados na literatura, sendo pensada em uma perspectiva qualitativa com o intuito de compreender e interpretar os dados obtidos ao longo de sua execução. Os procedimentos metodológicos adotados para analisar os impactos da intervenção incluem observações e entrevistas com os alunos, e com o professor. Os dados obtidos apontam para contribuições das Artes na formação do educando do EJA, com destaque a capacidade de produção e percepção visual nas imagens produzidas pelos estudantes.
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    A arte com a natureza: experimentos de pigmentos naturais na educação do campo em alternância
    (2018) Lima, Adriene Viana; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/6075580495835098
    O presente trabalho tem como propósito produzir tintas a partir da natureza/campo e utilizá-las nas aulas de arte.O que me levou a pesquisar sobre tal tema foi o anseio de conhecer cada vez mais o campo e as possibilidades de transformar os materiais naturais em artísticos, sustentáveis, para as aulas de arte, bem como promover o desenvolvimento artístico dos estudantes. A experiência foi realizada com os estudantes do curso de Agroecologia PROEJA(Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos), que funciona em Alternância, em uma escola do campo, nomunicípio de Arataca-BA.Para o desenvolvimento de tal estudo contou-se com a aporte do ensino da arte no contexto da Educação do Campo e Pedagogia da Alternância,propondo práticas artísticas a partir de materiais coletados da natureza.No resultado desta pesquisa, pude observar que os estudantes desenvolveram atividades artísticas, diferentes das que já tinham costume de fazer. A experiência realizada de produção de tintas junto aos estudantes foi bem aceita por todos, oportunizando novas aprendizagens em Arte em diálogo com a pedagogia da Alternância.