Silva, Roseane Amorim daPereira, Meirane da Silva2025-11-032023-04-20PEREIRA, Meirane da Silva. Saúde mental dos/as docentes do sertão de Itaparica: a ludicidade como uma prática promotora de saúde. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7900O presente estudo tem como objeto de investigação os fatores que podem contribuir para o adoecimento psíquico dos/as docentes e sua articulação com a ludicidade considerada como uma ferramenta promotora de melhor bem-estar físico e cognitivo em sua prática pedagógica baseando-se na fundamentação teórica sobre o assunto dos estudos de BARROS; VIEIRA (2021), LUCKESI (2014), MOURA et al. (2023), NÓVOA (2022), PIAGET (1976), SILVA; LEITE (2023) e VIGOTSKY (1992), entre outros. Na metodologia foi efetuada uma pesquisa de cunho qualitativo com cinco docentes atuantes em diferentes áreas de duas escolas da rede pública da cidade de Floresta – PE, no Sertão de Itaparica. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com os/as docentes e na segunda, as entrevistas foram analisadas com base na análise temática, onde foram elencadas três categorias que possibilitaram nossas reflexões. As categorias foram: Saúde emocional dos/as docentes; Ludicidade na prática docente e Estratégias utilizadas no ensino durante a pandemia. Os resultados revelam que, conforme observado nos relatos das docentes, a pandemia da COVID19 foi um dos fatores que, nos últimos anos têm agravado vários problemas emocionais, como ansiedade, tristeza e medo de docentes e discentes, uma vez que o sistema de ensino foi totalmente reestruturado afetando diretamente a saúde mental, e consequentemente no rendimento escolar em geral. No que se refere à realização profissional e à relação com o sistema educacional no período da pandemia, observou-se que o lúdico se tornou elemento essencial e uma forma de encontrar sentido na aprendizagem, considerando que a ludicidade cria laços mais afetivos e de (re) descoberta. O lúdico pode ser considerado um processo de investigação de soluções que nas escolas precisam ser desenvolvidas para ajudar docentes e discentes a se conectarem integralmente, e assim garantir um melhor conforto emocional e uma aprendizagem significativa.74 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Professores - Saúde MentalProfessores - Satisfação no trabalhoProfessores - Estresse ocupacionalCOVID-19 Pandemia de 2020 2023Saúde mental dos/as docentes do sertão de Itaparica: a ludicidade como uma prática promotora de saúdebachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International