Ceolin, Alessandra CarlaAraújo, Victória Paula Avelino Pereira2025-07-272024-11-27ARAÚJO, Victória Paula Avelino Pereira. Explorando o potencial da Tecnologia da Informação e Comunicação na empregabilidade do Programa Socioaprendizagem. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância ehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7457No contexto atual, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social. Com a crescente digitalização e as mudanças no mercado de trabalho, novas habilidades são exigidas dos profissionais, tornando a formação dos jovens aprendizes essencial para promover a empregabilidade e a inclusão social, qque há 45 anos oferece qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência de qualquer idade, garantindo seus direitos conforme a Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000). O objetivo desta pesquisa foi o de explorar como a TICs podem melhorar a empregabilidade dos jovens aprendizes do Programa de Ensino Aprendizagem(ESPRO), desenvolvendo competências técnicas e comportamentais e facilitando a inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que a aquisição de competências digitais amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalece as habilidades necessárias para a adaptação aos avanços tecnológicos. Foi evidenciada, também, a importância da mediação dos instrutores no processo de aprendizagem, especialmente ao orientar o uso responsável e consciente a TIC.20 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Tecnologia da informaçãoJovens - EmpregoExplorando o potencial da Tecnologia da Informação e Comunicação na empregabilidade do Programa SocioaprendizagembachelorThesisAttribution 4.0 International