Oliveira, Isabel Cristina Pereira deSilva, Joselita Alves da2023-02-082023-02-082021-07-22SILVA, Joselita Alves da. Perfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PE. 2021. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3907Esse trabalho apresenta um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Jorge Camelo da rede municipal da cidade de Lagoa do Carro - PE, com o objetivo de analisar o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental II a partir dos indicadores socioeconômicos e do projeto político pedagógico da Escola Municipal professor Jorge camelo em Lagoa do Carro-PE. Esses alunos foram submetidos a um questionário com 66 perguntas, em 08 blocos, que visava radiografar o perfil socioeconômico desse aluno, suas aspirações futuras, suas atividades escolares e extraescolares e comportamento. Com o objetivo de conhecer e entender melhor o (a) aluno (a), os pais ou responsáveis, também foram submetidos a uma entrevista, dividida em 05 blocos, que analisou a relação deles com o estudo dos filhos, seus aspectos emocionais, assim como questões socioeconômicas. Foi necessário ainda conhecer o perfil do Professor da escola, sua relação afetiva com o ensino e o projeto político pedagógico da escola. Os resultados mostraram que a clientela da Escola Jorge Camelo é pobre ou extremamente pobre, e que mais de 70% sobrevivem apenas do Programa Bolsa Família (PBF). A ocupação das famílias está principalmente através da agricultura. De igual modo, as condições socioeconômicas por si só, não determinam os resultados escolares. Ou seja, não é fator determinante, para o insucesso escolar. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) nos últimos 05 anos os resultados das avaliações externas (Sistema de avaliação de Pernambuco e Sistema Avaliação de Educação Brasileira) eram insatisfatórios e, no ano de 2018, a Escola ocupou o primeiro lugar no ranking crescimento do desempenho escolar no Estado de Pernambuco, com a implementação de uma proposta pedagógica, com metas e objetivos para o exercício da cidadania dos estudantes da Escola Municipal Professor Jorge Camelo.112 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRRendimento escolarEnsino fundamentalCondições socioeconômicasProjeto político-pedagógicoPerfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kfwq