Soares, Inaldo FirminoMilhomem, Thiara Lustosa2023-09-152023-09-152017-09-01MILHOMEM, Thiara Lustosa. Novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta didática. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5034Com intenções essencialmente propositivas, este artigo tem o objetivo de refletir sobre os impactos do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, ele se inicia com urna breve contextualização do que se compreende por TIC e com as transformações sociais e linguísticas que delas decorrem. Em seguida, ainda no âmbito da fundamentação teórica, apresentamos através da Teoria dos Gêneros Textuais e dos estudos sobre Letramento uma abordagem de lingua(gem) sociointeracionista. Por fim, na tentativa de articular esses saberes científicos desenvolvidos na academia com o cotidiano da sala de aula do professor de Português, apresenta-se uma proposta de trabalho ancorada no percurso metodológico proposta pela Escola de Genebra.22 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesa - Estudo e ensinoGêneros textuaisLetramento digitalSequência didáticaTecnologias de informação e comunicaçãoNovas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta didáticabachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kk9h