Gomes, Lindemberg de AndradeAndrade Neto, José Valdevino de2025-12-262025-05-16ANDRADE NETO, José Valdevino de. Experimentos de baixo custo no ensino de ciências: abordagens pedagógicas para melhoria da aprendizagem em escolas públicas. 2025. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8119O propósito deste estudo foi analisar o efeito da incorporação de experimentos de baixo custo, simuladores digitais e atividades práticas no ensino de Física em instituições públicas de educação básica, tendo como parâmetro o conteúdo de eletrodinâmica. A pesquisa se propõe como um estudo de caso, de caráter qualitativa e aplicada, com performance experimental e intervenção pedagógica planejada por etapas. Como metodologias utilizadas, foram ofertadas aulas que seguem etapas, iniciando com teóricas para contextualização do tema, seguindo da aplicação de experimentação virtual e prática de baixo custo, e como avaliação a produção de relatórios para analisar o rendimento escolar, o envolvimento dos estudantes, a percepção deles próprios sobre o aprendizado e a capacidade de construir conhecimentos após a aplicação dessas metodologias. Os achados evidenciaram um progresso notável nas avaliações teóricas e práticas, com ênfase no crescimento do envolvimento nas atividades experimentais. A assimilação de informações foi elevada, particularmente nos princípios de corrente elétrica e conexão de resistores. A utilização de simuladores virtuais, como o PhET, auxiliou na visualização de conceitos abstratos, contudo, os experimentos presenciais se mostraram mais eficientes para solidificar o aprendizado. O estudo conclui que a união de teoria, prática e tecnologia é extremamente eficiente para fomentar uma educação científica mais envolvente e acessível, além de intensificar o entendimento e o interesse dos estudantes pela Física.34 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Ciências - Estudo e ensinoExperimentaçãoExperimentos de baixo custo no ensino de ciências: abordagens pedagógicas para melhoria da aprendizagem em escolas públicasbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International