Carvalho, Márcia Rejane Almeida deRosa, Adriana Soares da Silva LindozoGuimarães, Maria da Silva2023-02-012023-02-012021ROSA, Adriana Soares da Silva Lindozo; GUIMARÃES, Maria da Silva. A literatura como aliada no processo de ensino/aprendizagem. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3857O presente trabalho tem como abordagem a literatura infantil no contexto escolar. A literatura infantil apresenta importante papel no processo de formação de leitores e na construção de saberes das crianças, enquanto seres em formação, que devem ser incentivadas a despertar interesses para construção de habilidades na sociedade em que vivem. A literatura é um recurso pedagógico, podendo ser utilizado no planejamento como alicerce para conduzir a propostas e contextos inovadores, além de explorar o imaginário, a autonomia, a criatividade, a participação e desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, se trata aqui a problemática: de forma a literatura pode promover uma aprendizagem e desenvolvimento. Como objetivo: Refletir nas formas de propor uma literatura infantil na educação. Além de entender a importância da contação de histórias; Analisar as práticas pedagógicas da literatura na educação como um todo. O trabalho ainda foi realizado numa abordagem bibliográfica com cunho qualitativo, através de pesquisas e leituras em livros, artigos, sites e textos que dessem suporte a pesquisa inicial.15 f.poropenAccessAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptopenAccessopenAccessLiteratura infantojuvenilLeituraAprendizagemAmbiente de sala de aulaA literatura como aliada no processo de ensino/aprendizagembachelorThesis