Carvalho, Marluce Vasconcelos deSilva, Lenildes Martins da2022-11-242022-11-242021-08-25SILVA, Lenildes Martins da. Arte-educação como instrumento de inclusão. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Vitória da Conquista, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3582Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como se dá o processo de inclusão de PCD em escola inclusiva a partir de atividades em Artes e, como objetivos específicos, conhecer a realidade enfrentada por alunos PCD diante da escola inclusiva e da escola especial; analisar como as atividades em arte podem influenciar o processo de inclusão e desenvolvimento de PCD.O referencial teórico contemplou discussões acerca de O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal que ajuda a desenvolver a percepção de pessoas a partir de ações aprendidas em cena e levar o aprendizado a transformar vidas, e da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa que desenvolveu uma das principais metodologias usadas no ensino da arte. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa qualitativa a partir de um estágio de observação em escola regular e de pesquisa desenvolvida em escola especial. Os dados obtidos indicaram que a arte-educação é um dos propositores para inclusão de alunos PCD.E, com base nas discussões apresentadas, considera-se que a inclusão é um dos possíveis caminhos para se combater a desigualdade social, e que as atividades em arte desenvolvidas contribuam para o conhecimento e valorização da vida humana.38 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptInclusão escolarEducação artísticaAprendizagemArte-educação como instrumento de inclusãobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000khk9