Batinga, Verônica Tavares SantosCosta, Heloiza Helena da Silva2023-11-092023-11-092018-02-22COSTA, Heloiza Helena da Silva. Abordagem sobre solução química em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados na resolução de problemas. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5198Este trabalho objetiva caracterizar os enunciados das questões sobre soluções químicas em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018, conforme características do Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (EABRP) de acordo com Freire e Silva (2013); Batinga (2010); Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994). Para isso, adotamos o seguinte procedimento metodológico: 1) Levantamento bibliográfico, 2) Seleção dos dados da pesquisa, 3) Análise das questões e 4) Transformação de algumas questões em potenciais Problemas. O presente estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, e quanto ao procedimento, consiste em uma pesquisa documental. Para analise da unidade didática sobre Soluções Químicas foram elaboradas algumas perguntas/critérios para examinar os textos, as ilustrações e enunciados das questões apresentadas em seis livros didáticos de Química. Em seguida, os enunciados caracterizados como exercícios segundo Lopes (1994) foram transformados em potenciais problemas do tipo escolar (Pozo e Crespo, 1998; Freire e Silva, 2013). Os resultados mostraram que a identificação e análise das questões sobre Soluções Químicas indicam que estas apresentavam características de exercícios, segundo Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994), por privilegiar características do ensino e aprendizagem por meio de memorização e repetições de algoritmos, sem levar em consideração o contexto. Após a identificação e análise dessas questões, buscou-se transformá-las em potenciais problemas do tipo escolar, ou seja, tornando as questões em enunciados mais abertos, retirando as orientações do enunciado que facilitariam a sua resolução imediata, dando margem para estratégias e resoluções diversas e inserindo um contexto que aproximasse o enunciado da realidade dos alunos (POZO e CRESPO, 1998). Por fim, esta pesquisa propiciou uma introdução de elementos do EABRP para abordar atividades sobre o conteúdo de soluções químicas em livros didáticos do ensino médio, buscando a contextualização de diferentes situações e inserindo temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos, conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Química.57 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaLivros didáticosSolução (Química)Resolução de problemasEnsino médioAbordagem sobre solução química e livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados nas resoluções de problemasbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000khd6