Cabral, Ana Catarina dos Santos PereiraAndrade, Maria Eduarda Souza de2024-01-292024-01-292023-09-11ANDRADE, Maria Eduarda Souza de. O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.62 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAlfabetizaçãoLíngua portuguesa - EscritaLivros didáticosManual do professorO ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professorbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kh9b