Barbosa, Lúcia FalcãoSantos, Mateus de Souza2025-03-202025-03-202024-12-19SANTOS, Mateus de Souza. “Memórias de ferro”: o ensino baseado em projeto científico realizado com turmas do ensino médio, em escola privada de Camaragibe - PE (2024). 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6827Este artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre o desenvolvimento do projeto científico "Memórias de Ferro: repressão, tortura e resiliência das mulheres durante a ditadura militar em Pernambuco (1964-1985)", realizado com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, em uma escola particular de Camaragibe-PE, em 2024. A partir deste relato de experiência, pretendemos analisar a aplicação de projetos científicos no ensino de História, visando trabalhar conteúdos históricos através de abordagens mais ativas e críticas, como defendido por Demo (2003) e Dewey (1916). Este projeto integrou teoria e prática, buscando promover o engajamento e a autonomia intelectual dos estudantes envolvidos.31 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de históriaAprendizagem baseada em projetosBrasil - História - 1964-1985DitaduraPernambuco“Memórias de ferro”: o ensino baseado em projeto científico realizado com turmas do ensino médio, em escola privada de Camaragibe - PE (2024)bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000nt04