Batinga, Verônica Tavares SantosLins, Hayanne Petruska Ferreira da Silva2025-12-102021-11-25LINS, Hayanne Petruska Ferreira da Silva. Como transformar questões relativas a aspectos da estequiometria em problemas do tipo escolar? Uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2018. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8062Esse trabalho tem como objetivo transformar enunciados de questões relacionadas com a Estequiometria presentes em livros didáticos de química do Ensino Médio, aprovados no PNLD 2018, em problemas. Para isso foram lidos e analisados os enunciados das 249 questões de seis livros didáticos de Química a partir de elementos que constituem a conceituação e características de exercícios e problemas, buscando categorizá-las conforme a diferenciação entre problemas e exercícios de Schnetzler e Santos (2010). Em seguida foram utilizadas as estratégias de Lopes (1994) e Freire e Silva (2013) para transformar exercícios em problemas com base na Abordagem de Resolução de Problemas. Os resultados apontam que 98,79% das questões analisadas se caracterizam como exercícios porque apresentam os seguintes aspectos no seu enunciado: presença de dados explícitos para resolução, resultado pré-estabelecido, foco disciplinar, possibilidades de respostas (certo ou errado), privilegiam a aplicação de algoritmos, fórmulas e equações para sua resolução, visando operacionalizar conceitos, a memorização e reprodução do conhecimento químico. Percebe-se que estratégias específicas podem ser adotadas para transformar enunciados de questões caracterizadas como exercícios em problemas de Química do tipo escolar. Por fim, o estudo pode contribuir para que os professores possam aprender a elaborar novos recursos didáticos (problemas) a partir do livro didático de Química e usá-los nas aulas de Estequiometria. Também em perceber que problemas e exercícios apresentam finalidades educativas distintas no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos.32 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Aprendizagem baseada em problemasLivros didáticosEstequiometriaQuímica (Ensino médio)Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)Como transformar questões relativas a aspectos da estequiometria em problemas do tipo escolar? Uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2018bachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International