Simões Neto, José EuzébioSilva, Fábio Calado de Melo2019-04-052019-04-052018-08-15SILVA, Fábio Calado de Melo. Proposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/869O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para ensino da função orgânica álcool com foco na prevenção ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. A escolha pelo tema do alcoolismo foi suscitada pela proximidade do autor a pessoas que sofrem direta ou indiretamente com o problema do uso desmedido ou continuado do álcool. Essa Sequência Didática é composta de atividades que buscam comtemplar as dimensões pedagógica e epistemológica descritas por Méheut e foi estruturada em seis momentos utilizando o método 5E, proposto por Patro. O primeiro momento foi pensado para que os alunos respondessem a um questionário para levantamento de suas concepções prévias sobre o tema; o segundo momento consiste na exibição de um vídeo sobre alcoolismo e anotações/apontamentos sobre pontos relevantes; no terceiro momento foi pensado ocorrer a leitura do artigo “Alcoolismo e Educação Química”; O quarto momento corresponde a aula expositiva dialogada sobre aspectos científicos da função álcool; no quinto momento foi pensada a realização de pesquisa em sala sobre aspectos conceituais e sociais do uso do etanol; e, por último, no sexto momento, deverá ser realizada a avaliação. As atividades propostas na sequência foram analisadas a partir de algumas categorias da Teoria da Atividade de Leontiev, dentre elas: objetivos, ações, sujeitos, sistema de operações e resultados. A análise dos resultados permitiu perceber que a sequência didática tem potencial para atingir seus objetivos se as operações escolhidas para a atividade forem compatíveis com as ações cognitivas almejadas e necessárias a assimilação dos conceitos associados ao objeto pretendido.68 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USQuímica - Estudo e ensinoÁlcool - Efeitos fisiológicosAlcoolismo - Aspectos psicológicosÁlcooisProposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de LeontievbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000kdpd