Luna, Ewerton Ávila dos AnjosCardeal, Bruna Maria Barbosa de Holanda2025-05-192025-02-25CARDEAL, Bruna Maria Barbosa de Holanda. Um estado da arte sobre o processo de ensino-aprendizagem do gênero digital vlog na aula de língua portuguesa. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7065Este artigo investiga o potencial pedagógico do vlog como gênero discursivo emergente no ensino de língua portuguesa, considerando as demandas da cultura digital e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, que analisa estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco na multimodalidade e nas práticas de oralidade. Os resultados evidenciam que o vlog, ao integrar elementos verbais, visuais e sonoros, configura-se como uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas dos estudantes. O estudo destaca a necessidade de repensar as práticas pedagógicas tradicionais, propondo a inserção de gêneros digitais no currículo escolar como forma de aproximar o ensino da realidade dos alunos, nativos digitais das gerações Z e Alpha. Conclui-se que o vlog pode contribuir significativamente para a formação crítica e multimodal dos estudantes, desde que haja investimento na formação docente e na adaptação dos currículos às novas demandas tecnológicas. Este trabalho busca, portanto, oferecer subsídios para a integração de práticas digitais no ensino de língua portuguesa, alinhando a educação às transformações da sociedade contemporânea.25 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Língua portuguesa - Estudo e ensinoTecnologia e educaçãoCultura digitalGêneros textuaisVlogsOralidadeUm estado da arte sobre o processo de ensino-aprendizagem do gênero digital vlog na aula de língua portuguesabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International