Figueiredo, Erika Suruagy Assis deSilva, Igor Diego Farias da2023-08-152023-08-152022-10-11SILVA, Igor Diego Farias da. Realidade e possibilidades do ensino da educação física na pandemia da COVID-19: reflexões a partir do Estágio Supervisionado Obrigatório da UFRPE. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4859Este estudo tem como objetivo explicar como os alunos da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE vivenciaram o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO durante a pandemia da COVID-19 e que contribuições foram oportunizadas para o desenvolvimento desses futuros professores. Dado o exposto, a escolha dos caminhos para a pesquisa tem relação com o foco proposto na discussão, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. Os procedimentos de coleta dos dados desta pesquisa aconteceram em três momentos: o primeiro através de uma revisão bibliográfica, mediante análise de publicações periódicas e artigos científicos no Portal CAPES/MEC, buscando estudos referentes à formação de professores, em especial, sobre os estágios supervisionados, durante a pandemia. No segundo momento foi realizado o relato de experiência através da exposição de uma síntese da realidade e possibilidades da prática da Educação Física durante a pandemia em 3 (três) ESOs. O terceiro procedimento ocorreu por intermédio de um questionário composto por 8 (oito) questões fechadas, elaborado na plataforma Google Forms e aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório durante o período de 2021.1 a 2022.1. Esse caminho de investigação e a utilização desses procedimentos nos ajudaram a elucidar como a pandemia da Covid-19 alterou a dinâmica de ensino do Estágio Supervisionado Obrigatório na UFRPE do curso de Licenciatura em Educação Física e quais contribuições oportunizou para o desenvolvimento de seus futuros professores. Por fim, observamos que o ESO é uma importante ponte de acesso à escola, aos estudantes e ao fazer docente e que os estudos apontaram uma relação de concordância com as opiniões dos sujeitos quando associados às bibliografias pesquisadas e às sínteses da experiência do pesquisador.65 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação físicaFormação de professoresProgramas de estágioCOVID-19, Pandemia deRealidade e possibilidades do ensino da educação física na pandemia da COVID-19: reflexões a partir do Estágio Supervisionado Obrigatório da UFRPEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kd53