Nogueira, Amanda Mansur CustódioOliveira, Adriana Maria Custódio Braga de2024-07-312024-07-312023-09-18OLIVEIRA, Adriana Maria Custódio Braga de. O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958O presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade.37 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brCinemaInclusão escolarEducação inclusivaEducação básicaAutismoO cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusãobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kbrg