Silva, Wellington Moreira daPedrosa, Amaro Coelho2024-11-012024-11-012023-05-06PEDROSA, Amaro Coelho. Metodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmica. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6419Este artigo propõe a utilização da metodologia Peer Instruction ou Metodologia PI, e da Plataforma PhET para o ensino de Eletrodinâmica, com o objetivo de familiarizar os estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, resgatar conhecimentos prévios dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa apresenta uma proposta de utilização de uma metodologia ativa muito difundida no meio acadêmico e que possui muito potencial para ser utilizada na educação básica e utiliza como cenário o ambiente de simulação computacional como recurso para o ensino de conceitos introdutórios de eletrodinâmica e de circuitos elétricos. O estudo discute uma proposta de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de ensino médio, e espera-se que os resultados de sua utilização contribuam para o aumento significativo do interesse dos alunos e na compreensão dos conceitos fundamentais da eletrodinâmica. A utilização da Metodologia Peer Instruction e da Plataforma PhET, de forma programada pelo professor, possibilitará que o ensino não seja apenas de memorização de fórmulas, uma vez que as equações aparecem somente após a utilização das simulações e da experimentação. Desta forma, a compreensão de como as variáveis da eletrodinâmica se articulam e influenciam o fenômeno ocorrem quando os conceitos fundamentais se encontram sedimentados pelos estudantes e essa pode ser uma excelente estratégia de ensino de eletrodinâmica.22 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brMetodologias ativasEnsino entre paresEletrodinâmica - Estudo e ensinoMetodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmicabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000p12f