Ferreira, Hugo MonteiroAndrezzo, Clara2025-04-112019-11-21ANDREZZO, Clara. A dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democrática. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6852O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da dialogicidade na escola como base para processos escolares democráticos, e como ferramenta para o enfrentamento e a prevenção à violência escolar. A escolha desse tema surgiu da vontade de compreender se efetivamente o fortalecimento das crianças, tendo o diálogo como princípio, pode auxiliar no enfrentamento à violência escolar? A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e utiliza a observação participante como método, entrevista semi-estruturada e questionário como técnicas de construção de dados. O lócus foi numa escola da Rede de Ensino Pública Municipal do Recife, localizada na Zona Norte da Cidade. Considerando que a escola pode ser um espaço e um tempo em que o diálogo seja fundamental para o fortalecimento da autonomia das crianças, nos dedicamos a observar os casos de violência, e identificar os dispositivos facilitadores de diálogo presentes na escola, além de analisar os princípios constitutivos de uma escola democrática, evidenciando a repercussão em processos dialógicos.63 f.pt-BRhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Violência na escolaEducação democráticaEducação dialógicaAutonomia em criançasA dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democráticabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International