Costa, Laiana Ferreira daSilva, Carlos Henrique Cordeiro da2024-07-252024-07-252024-03-07SILVA, Carlos Henrique Cordeiro da. Análise estrutural e econômica de pavimentos flexíveis com adição de RAP na camada de revestimento, dimensionados pelo método do DNER e MeDiNa. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5922A indústria da construção civil brasileira tem sido estimulada a investir em tecnologias de materiais, principalmente que atendam aos preceitos da sustentabilidade, e atualizações de métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, pois grande parte da malha rodoviária do Brasil é constituída por esse tipo de pavimento e tem sofrido com o desgaste precoce, acarretando manutenções constantes. A reutilização do material fresado, também chamado de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) tem surgido como uma alternativa para a redução dos custos de pavimentação e do impacto ambiental causado por esse serviço. Essa pesquisa buscou realizar um comparativo estrutural e de custos da implantação de pavimentos com a adição de RAP nos teores de 0%, 10%, 30% e 50% na camada de revestimento, dimensionados pelo método do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER (1981) e pelo Método de Dimensionamento Nacional - MeDiNa. Inicialmente realizou-se uma coleta de dados na literatura sobre os materiais que seriam utilizados nas camadas dos pavimentos estudados. Após o dimensionamento foi realizado um comparativo estrutural e de custo de implantação de um quilômetro de via para todas as estruturas propostas na pesquisa. A Estrutura 01, com 0% de RAP e dimensionada pelo DNER (1981), foi a que apresentou menor custo, porém ao ser analisada pelo MeDiNa observou-se falha por deformação permanente no primeiro mês de projeto e quanto a fadiga no 25° mês de utilização. A Estrutura 02, com 0% de RAP foi a mais onerosa entre todas, porém, assim como as demais estruturas dimensionadas pelo MeDiNa, suportará as solicitações de tráfego durante todo o tempo de projeto (10 anos). O número de solicitações equivalentes (Neq) de falha quanto a fadiga entre as estruturas demonstrou que a 02 é 67% mais econômica. Para as demais estruturas ao aumentar o teor de RAP o custo de implantação diminui chegando a uma redução de 79% para a estrutura com uso de 50% de RAP em sua camada de revestimento. Por tanto, por meio dos resultados obtidos na pesquisa observou-se que o MeDiNa se mostrou mais adequado para atender o tempo de projeto estimado, além de permitir o uso de diferentes tipos de materiais disponíveis para a execução de pavimentos sem comprometer sua eficiência, como o é o caso das misturas asfálticas recicladas contendo RAP. Observou-se ainda, que ao aumentar o teor de RAP na mistura asfáltica diminui-se o custo da estrutura, gerando economia na implantação do pavimento.58 f.poropenAccesscreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRMistura asfáltica recicladaRAPMeDiNaMecânica dos pavimentosSICROAnálise estrutural e econômica de pavimentos flexíveis com adição de RAP na camada de revestimento, dimensionados pelo método do DNER e MeDiNabachelorThesisatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000kbcn