Silva, Ivanda Maria MartinsCavalcanti, Beatriz Gomes2025-09-042024-06-28CAVALCANTI, Beatriz Gomes. Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7660A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.42 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/PoesiaLeitura literáriaFormação de leitoresEnsino médioPrograma de Residência PedagógicaLeituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino MédiobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000p0nd