Luna, Ewerton Ávila dos AnjosVeiga, Carlos Eduardo de Melo Pereira da2024-07-012024-07-012024-02-27VEIGA, Carlos Eduardo de Melo Pereira da. Investigando as dimensões ensináveis da oralidade na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Igarassu (PE). 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5831Partindo do pressuposto de que a oralidade ainda não está no cerne das discussões, se comparada aos demais eixos da língua, este estudo objetiva apresentar uma análise de como esse eixo é contemplado na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Igarassu (PE). Metodologicamente, trata-se de análise documental a partir do documento norteador das práticas educacionais da rede municipal, com o objetivo de investigar as concepções de ensino da oralidade adotadas no documento em questão. Como base teórica, tem-se, dentre outros, os trabalhos de Marcuschi (1997, 2001) e Dolz e Schneuwly (2004). Quanto aos resultados obtidos, afirma-se que a Proposta Curricular do município dialoga com as quatro dimensões de ensino da oralidade proposta por Leal, Brandão e Lima (2012): valorização de textos de tradição oral; variação linguística e relações entre fala e escrita; oralização do texto escrito; e produção e compreensão de gêneros orais.13 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesaCurrículos - AvaliaçãoOralidadeEnsinoInvestigando as dimensões ensináveis da oralidade na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Igarassu (PE)bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000k7xt