Luna, Ewerton Ávila dos AnjosSilva, Luiz Victor Cavalcanti da2025-01-152025-01-152023-09-05SILVA, Luiz Victor Cavalcanti da. Quadrinhos no ensino de língua portuguesa: habilidades da BNCC no conhecimento e produções de histórias. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6645O dia a dia de inúmeros professores por vezes é acompanhado de dificuldades e transtornos dentro ou fora de aula que culminam no atraso em abordar os conteúdos pretendidos ou em aulas curtas que não fomentam a imersão dos alunos no assunto exposto. O presente artigo tem como objetivo apresentar aos docentes uma alternativa para se apropriar dos benefícios das habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, em uma sequência didática. Para tal, o estudo analisa como se relacionam os módulos, que aqui serão denominados de aulas, e as habilidades previstas para cada momento. É constatado que o uso de sequências didáticas planejadas e adaptadas auxiliam o convívio entre professores e alunos e suas obrigações. A sequência didática utilizada traz a temática: “Quadrinhos: conhecer e produzir histórias” com o intuito de alavancar o estudo de quadrinhos, charges e tirinhas na sala de aula. As análises feitas comprovam que quando aliamos os objetivos das aulas e o que é recomendado pela BNCC ocorre a confluência dos conteúdos com os alunos, visto que as aulas permeiam por diversos âmbitos minuciosos da prática educacional sob os eixos da leitura/escuta, oralidade, produção e análise linguística/semiótica23 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRHistórias em quadrinhos na educaçãoLíngua portuguesaSequência didáticaBase Nacional Comum CurricularQuadrinhos no ensino de língua portuguesa: habilidades da BNCC no conhecimento e produções de históriasbachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000nrrm