Lucena, Sandra da Silva SantosSilva, Maria Carolina Andrade2025-08-152025-07-23SILVA, Maria Carolina Andrade. O papel dos recursos lúdicos para o desenvolvimento de noções matemáticas na educação infantil. 2025. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7527O presente trabalho investiga o papel dos recursos lúdicos no processo de desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil. O objetivo principal foi compreender como a ludicidade pode contribuir para uma aprendizagem matemática significativa nesta etapa da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e configurada como um estudo de caso, utilizou como instrumentos a análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e o currículo da Rede Municipal do Recife (2021) e entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma escola pública de Recife - Pernambuco, Brasil. Os resultados indicam que, embora os documentos curriculares valorizem o brincar, a articulação explícita com o ensino da matemática, por vezes, é genérica e não oferece subsídios suficientes para o professor. As professoras, por sua vez, reconhecem a centralidade do lúdico e empregam uma gama diversificada de materiais concretos e jogos, mas relatam desafios na integração de tecnologias digitais, apontando para lacunas na formação de professores. A pesquisa conclui que os recursos lúdicos são mediadores fundamentais, mas sua eficácia está condicionada à intencionalidade pedagógica do educador, evidenciando a necessidade de uma formação docente que articule teoria e prática de forma mais consistente.76 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Educação infantilEnsino de matemáticaLudicidadeO papel dos recursos lúdicos para o desenvolvimento de noções matemáticas na educação infantilbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International