Rocha, Paula Rejane Lisboa daRocha, Gisele Brito de Araújo2024-09-162024-09-162019-07-29ROCHA, Gisele Brito de Araújo. Alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio para o ensino de Geografia. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6162O presente artigo pretende analisar a importância do ensino da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia dos anos iniciais do ensino fundamental. Para o estudo foi realizado um levantamento bibliográfico voltado para a alfabetização cartográfica, no intuito de discutir a importância de aprender a Cartografia nos anos iniciais a partir da leitura de espaços vividos pelos indivíduos. Como aporte teórico, utilizou-se Callai (2005), Simielli (2010) e Castellar (2000) para tratar o ensino de Cartografia na perspectiva da alfabetização cartográfica, visto que o estudo apresenta a seguinte problemática: Como o ensino de Geografia nos anos iniciais abordam a alfabetização Cartográfica rompendo com o caráter tradicional de ensino? Percebe-se que a alfabetização cartográfica nos propõe um ensino diferenciado, levando o aluno a realizar uma leitura de mundo a partir do seu cotidiano, indo além da mera decodificação de símbolos e lugares como no ensino tradicional da Geografia.19 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de geografiaCartografiaEnsino fundamentalAlfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio para o ensino de GeografiabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)