Faria, Maurício Sardá deArruda, Júlia Terto de2024-11-012024-11-012024-10-02ARRUDA, Júlia Terto de. Verdade em crise: a manipulação da informação nas eleições presidenciais de 2022. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6408A Internet e as redes sociais desempenham uma parte crucial no panorama atual da informação, revolucionando a forma como a sociedade acessa e partilha a informação. Diante desse cenário, as fake news têm se consolidado como uma ameaça crescente à integridade das democracias modernas, especialmente em momentos de grande importância política, como foi o caso das eleições presidenciais no Brasil. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a tipologia das fake news na construção da opinião pública nas eleições presidenciais de 2022, a partir do segundo turno, e utilizando da metodologia qualitativa de análise de discurso. Através desse enfoque, foi possível identificar a construção e disseminação de narrativas falsas, oriundas da plataforma X – antigo Twitter –, com o objetivo de manipular as percepções dos eleitores, explorando vulnerabilidades emocionais e preconceitos ideológicos preexistentes. As fake news provaram ser uma ferramenta eficaz no processo de polarização política, criando uma atmosfera de desconfiança e incerteza em relação às instituições democráticas, especialmente no que diz respeito à credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.61 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRNotícias falsasPresidentes - Brasil - Eleições, 2022Internet nas campanhas eleitoraisTwitter (Rede social on-line)Verdade em crise: a manipulação da informação nas eleições presidenciais de 2022bachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000p00m