Braga, Maria do Carmo de AlbuquerqueSilva, Maria Maiane da2019-08-142019-08-142018-08-27SILVA, Maria Mariane de.Estudo paisagístico para a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo para a Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns.2018.45 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1331O presente trabalho, refere-se à realização de um estudo paisagístico desenvolvido na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Nesta pesquisa procurou-se averiguar sobre a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo. De modo a encontrar respostas para esta problemática, foi realizada à revisão de literatura considerada pertinente para esta temática e ao levantamento de informação de modo a caracterizar o meio ambiente, da instituição onde o equipamento deve ser implantado. Para a concretização deste estudo procedeu-se em dá continuidade a pesquisa realizada pela autora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, realizada no período de agosto 2017 a agosto 2018, onde foi demonstrada a utilização do jardim sensorial como auxilio em aulas práticas pelos cursos ofertados na instituição. Posteriormente, procedeu-se uma fundamentação para a elaboração de uma proposta de implantação de um jardim sensorial, através de estudos sobre a situação e localização das possíveis áreas a serem analisadas. Estudos das tipologias de solos, assim como as prováveis espécies vegetais que podem compor um jardim sensorial. Assim como pontuações de acessibilidade e inclusão social. Ao final das avaliações e de posse de seus resultados a respeito da implantação do jardim sensorial indicou que a área 1 foi a que apresentou melhores resultados dos itens avaliados.45 f.por|openAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRJardinsJardinagem paisagísticaEstudo paisagístico para a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo para a Universidade Federal Rural de Pernambuco, em GaranhunsbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000k10j