Silva, Flávia Cristiane Vieira daDutra, Lucas2025-12-262025-05-12DUTRA, Lucas. Ferramentas digitais e a aprendizagem ativa no ensino de ciências: uma revisão sistemática. 2025. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8121O ensino de ciências ativo ganha mais um desafio na contemporaneidade, a incorporação de ferramentas digitais à prática pedagógica. Nesse contexto, nós buscamos responder ao problema de como ferramentas digitais, enquanto tecnologia digital da informação e comunicação, estão sendo utilizadas para potencializar um processo de ensino e aprendizagem de ciências mais ativo, crítico e reflexivo. Tendo como objetivo realizar uma análise em trabalhos publicados entre os anos de 2023 e 2024, presentes em revistas especializadas, que compreendam a utilização de ferramentas digitais atreladas à promoção de um ensino de ciências voltado para uma aprendizagem mais ativa, crítica e reflexiva. Em nossa metodologia realizamos uma revisão sistemática, a partir do acervo disponível na plataforma Sucupira, criamos critérios de inclusão e exclusão para seleção dos periódicos e posteriormente os artigos utilizados na análise dos dados. A pesquisa reforça a necessidade de atrelar ferramentas digitais a propostas pedagógicas que privilegiem um ensino de ciências mais ativo, crítico e reflexivo, pois foram essas que se mostram mais exitosas do ponto de vista teórico-metodológico a partir dos resultados analisados e discutidos nesta pesquisa.17 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Ciências - Estudo e ensinoAprendizagem ativaTecnologias digitaisFerramentas digitais e a aprendizagem ativa no ensino de ciências: uma revisão sistemáticabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International