Freitas Filho, João Rufino deOliveira, Gabriela Alves de2023-12-272023-12-272023-05-12OLIVEIRA, Gabriela Alves de. Experimentação utilizando como contexto alimentos e alimentação: uma abordagem para o ensino de Química. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5258As aulas da disciplina de Química são tidas por muitos alunos como chatas ou de difícil compreensão, gerando desinteresse e desânimo para o estudo dessa ciência. Uma forma de reverter essa situação é a inserção da contextualização e da experimentação no ensino de Química, como forma de aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos discentes, bem como despertar maior interesse a partir das atividades experimentais. Tendo como este foco, os alimentos e a alimentação, surge como principal temática para uma atividade de experimentação, uma vez que são tratadas em todos os níveis de ensino e fazem parte da vida de todos. Dessa forma, esse estudo foi realizado em uma escola municipal do Recife – PE, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e teve como objetivo geral: elaborar e executar uma atividade de experimentação no ensino de química, buscando promover a sensibilização dos estudantes de uma escola do município de Recife sobre a qualidade dos alimentos e das práticas alimentares saudáveis, a fim de contextualizar os conhecimentos químicos com o cotidiano. A pesquisa, classificada como qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, foi realizada com 22 estudantes participantes do Clube de Ciências do Laboratório de Ciência e Tecnologia da escola, em três encontros, sendo cada um deles com duração de 60 minutos. No primeiro momento metodológico, foram coletadas as concepções prévias dos estudantes sobre os conceitos dos alimentos, alimentação saudável e a qualidade dos alimentos; Na segunda etapa, foi realizada uma aula expositiva dialógica buscando apresentar aos alunos a química presente nesse tema; E na terceira e última etapa foi discutida a importância da qualidade dos alimentos e executada uma atividade experimental sobre as análises físico-químicas utilizadas para atestar a qualidade do leite consumidos pelos discentes. A coleta dos dados foi feita a partir de questionários aplicados durante a intervenção pedagógica, bem como observações da turma durante as aulas. Percebeu-se com as respostas dos questionários, que ao início da atividade a maioria dos estudantes não possuíam conhecimentos a respeito da composição dos alimentos, mas que de forma geral possuíam uma alimentação balanceada devido ao número de refeições realizadas na escola de regime integral. Durante a execução da atividade, em especial na parte da experimentação, a turma demonstrou bastante interesse em estudar o assunto e por ser algo que fazia parte do cotidiano deles, houve grande participação e aceitação da turma, concluindo assim que a contextualização e a experimentação são de fato grandes aliadas para o ensino de química. No fim, constatou-se que houve avanços nas repostas dadas pelos alunos e espera-se que com essa atividade os discentes participantes tenham despertados para as questões relacionadas à alimentação saudável, a qualidade dos alimentos e como a química está presente nas mais diversas situações ao nosso redor, não se limitando apenas ao que é estudado em sala de aula.62 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaExperimentaçãoQualidade dos alimentosEnsino fundamentalExperimentação utilizando como contexto alimentos e alimentação: uma abordagem para o ensino de QuímicabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jztq