Silva, Noadia Iris daNascimento, Mariana do Carmo2019-08-052019-08-052018NASCIMENTO, Mariana do Carmo. Considerações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de Pernambuco. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1294Este estudo resulta de uma investigação bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e os impactos produzidos pelas avaliações externas na prática docente tendo como foco as avaliações em larga escala na educação básica –SAEB e o Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco –SAEPE, apontando as implicações destas no cotidiano da sala de aula a fim de modificar as práticas dos professores e as consequências destas no processo de aprendizagem dos alunos. Para tanto, sefez necessário abordar a formação dos professores e a importância da qualificação profissional para a aplicação do processo de avaliação visando o alcance dos resultados desejados pela comunidade escolar. Os resultados da pesquisa sugerem que a metodologia dessas avaliações resulta num insignificante desenvolvimento processual e integral do aluno, além de gerar um clima de responsabilização do professor pelo sucesso ou fracasso do mesmo, além de um ambiente de pressão para que o discente obtenha resultados de excelência nessas avaliações.41 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRLeituraAvaliação educacionalEducação e EstadoPernambucoConsiderações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de PernambucobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jz6j