Sousa, João Morais deSilva, Natasha Hevelyn Oliveira da2024-01-102024-01-102023-09-13SILVA, Natasha Hevelyn Oliveira da. Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5357Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa.80 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRCultura políticaCultura popularCoco (Dança)MemóriaIdentidade culturalIgarassu (PE)Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popularbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jw6c