Araújo, Elian Sandra Alves dePereira, Maria Isabel de Oliveira Mendes2025-03-192025-03-192024-10-01PEREIRA, Maria Isabel de Oliveira Mendes. Promovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formação. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6816Este relato descreve o processo de elaboração, organização e desenvolvimento de uma oficina pedagógica utilizando modelos didáticos para o ensino de Citologia, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio. A combinação das atividades práticas com recursos visuais concretos, como massas de biscuit, tintas, telas e pincéis, auxiliou na assimilação dos conceitos celulares, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa, além de aumentar o envolvimento dos estudantes e possibilitar uma maior interação entre eles. A Oficina Biologia Celular contribuiu com o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a observação, descrição e interpretação de conceitos e fenômenos citológicos. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a necessidade de ajustes no tempo e espaço destinado às atividades e a diversificação dos materiais pela falta de recursos financeiros. Ao final, conclui-se que essa abordagem auxilia na promoção do processo de alfabetização científica dos estudantes por aproximá-los de elementos e da linguagem científica, podendo assim ser considerada como uma estratégia eficaz para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Biologia.53 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRBiologia - Estudo e ensinoCitologiaFormação de professoresPrática de ensinoEducação científicaEnsino médioPromovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formaçãobachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000nx50