Silva, Ana Paula Teixeira BrunoSilva, Aurineide Ivaneide Alves da2025-01-242025-01-242023-12-19SILVA, Aurineide Ivaneide Alves da. Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Limoeiro,PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6673Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.26f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brFísica - Estudo e ensinoÓptica geométricaMetodologias ativasSala de aula invertidaEnsino médioUma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médiobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)