Melo, Flávio Dantas AlbuquerqueMatias, Bruno Luís Magalhães2023-03-022023-03-022021-07-19MATIAS, Bruno Luís Magalhães. Realidade e possibilidades da formação de professores de Educação Física: contribuições ao debate. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4058O presente trabalho foi construído com o propósito de trazer contribuições ao debate sobre a formação de professores. Partindo das determinações e contradições históricas, delimitamos nossa problemática nos seguintes termos: Qual é realidade da formação de professores no atual momento histórico de crise estrutural do capitalismo, e quais são as possibilidades de uma orientação teórico-metodológica na formação de professores a partir da concepção omnilateral de formação humana? Elegemos como objetivo geral: Analisar, a realidade atual da formação humana, no geral, da formação professores, no particular e da formação do professor de Educação Física como expressão singular, cujo objetivo está em contribuir no debate da formação de professores de Educação numa perspectiva de defesa de uma formação docente a qual o futuro professor possa acessar as máximas possibilidades de desenvolvimento em seu processo formativo. Partilhamos do Materialismo Histórico Dialético enquanto Teoria do Conhecimento e Método Científico. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Para pesquisa bibliográfica, utilizamos como instrumentos: documentos de orientação nacional para formação docente e para formação de professores de Educação física, artigos, livros, dissertações e teses de mestrado e doutorado que pudessem auxiliar-nos a alcançar nosso objetivo de pesquisa. Nas análises desenvolvidas nesse trabalho, evidencia-se que o campo da formação de professores vem sendo marcado por tendências de esvaziamento curricular e pedagógico, sobretudo pela inconsistência das políticas curriculares recentemente aprovadas, em especial a Lei 13.425/2017 – Reforma do Ensino Médio e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019 – Nova Base Comum de Formação inicial de professores, e o Parecer CNE/CP 15/2018 - Nova BNCC, inconsistentes do ponto vista pedagógico e que retrocedem em termos de organização dos conhecimentos. Enquanto que na formação dos professores de Educação Física, esta dinâmica vem trazendo uma clara tendência de fragmentação curricular e profissional, pela dicotomia Licenciatura x Bacharelado, devido ao retrocesso das mais recentes políticas curriculares implementadas pelo Governo Federal, com destaque para Resolução CNE/CP 06/2018. Concluímos, que a defesa dos pontos da Resolução 02/2015, além do paradigma da licenciatura ampliada no âmbito geral da formação docente, atrelado a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico Superadora constituem as contribuições curriculares e pedagógicas mais avançadas para uma formação que preze pela omnilateralidade.64 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRProfessores de educação física - FormaçãoRealidade e possibilidades da formação de professores de Educação Física: contribuições ao debatebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000js4c