Ranieri, Thaís Ludmila da SilvaSilva, Heloiza Siqueira Andrade da2019-07-312019-07-312018SILVA, Heloiza Siqueira Andrade da. Gênero textual gráficos nos LD de matemática: a busca por seu perfil. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1285Neste trabalho, interessa-nos investigar a maneira como o gênero textual gráfico apresenta-se nos livros didáticos de Matemática (em uma coleção específica). Mediante essa investigação, o foco é perceber se no processo de ensino/aprendizagem o gênero textual em destaque é trabalhado a partir de uma visão em que ele é veículo de comunicação, ou, se o mesmo é trabalhado como um conteúdo de bases estatísticas. Sabendo que a escola é um dos espaços onde muitos gêneros textuais passam a ser conhecidos, buscamos analisar se com os gráficos nos LD de Matemática,o seu ensino encaixa-se nos padrões colocados anteriormente,seguindo os estudos de Sousa (2013), ou se há a apresentação do mesmo em outros padrões. Mediante a visão de Marcuschi (2003) e outros autores, em que todos os gêneros textuais são suportes comunicativos, que constituem-se em ações comunicativas, em uso dos falantes para agir no mundo e sobre ele, utilizamos uma metodologia, que buscou entender a forma como se constitui o ensino com relação aos gráficos, partindo de análises em todos os livros da coleção, em busca de uma possível conclusão acerca do nosso objetivo. A partir de análises qualitativas, analisamos cada exemplo de gráficos contidos na coleção “Projeto Araribá Matemática-2014”, livros esses que foram entregues por o PNLD para o uso dos anos 2017, 2018 e 2019. De acordo com a visão geral do Plano Nacional do Livro Didático, a coleção apresenta interação entre os estudantes e alunos, mas tem um teor de informações muito grande,dificultando em alguns aspectos a aprendizagem de conceitos trazidos. A necessidade de entender como os alunos estudam e utilizam o gráfico na escolas é importante. Ele é um gênero muito representativo na sociedade e por este motivo a sua forma e função devem ser conhecido e reconhecido por todos que o usam ou não, para comunicar-se. Tendo em vista a dificuldade para encontrarmos estudos sobre os gráficos, apenas Sousa (2013), a nossa pesquisa conseguiu perceber que a representatividade do gênero em foco, elenca-se muito nos padrões opostos da função que todo e qualquer gênero textual desempenha em sociedade.60 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRMatemáticaLivrosGênero textual gráficos nos LD de matemática: a busca por seu perfilbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jqwv