Lira, Wellington Marinho deSilva, Ilanna Myrella Matias de Lima e2025-11-172024-12-21SILVA, Ilanna Myrella Matias de Lima e. Os contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e cultural. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7947Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de contos no ensino da língua espanhola, com foco na aquisição linguística e no desenvolvimento de uma consciência crítica cultural nos alunos. Para isso, são utilizados como referencial teórico os princípios de Krashen (1985) sobre a aquisição de línguas e as ideias de Vygotsky (1986) sobre a mediação social no aprendizado, para compreender o papel do professor como mediador entre o conteúdo e o aluno e ressaltar a importância da exposição do estudante a um ambiente com recursos diversos para estimular a aquisição do conhecimento. O estudo destaca que o contexto social e cultural do aluno, sua motivação pessoal e as estratégias pedagógicas influenciam diretamente na internalização da língua e na construção da consciência intercultural. A análise de atividades que utilizam as obras “Una carta a Dios”, de Gregorio López y Fuentes, e “El árbol de oro”, de Ana María Matute, busca compreender como o contato com contos contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos, além de estimular uma reflexão crítica sobre temas universais como fé, esperança e valores humanos.18 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Língua espanhola - Estudo e ensinoContos espanhóisAquisição de segunda línguaOs contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e culturalbachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International