Luna, Ewerton Ávila dos AnjosAlmeida Junior, Gelsivan José de2025-03-192025-03-192023-09-05ALMEIDA JUNIOR, Gelsivan José de. Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6818Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.24 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesa - Estudo e ensinoMúsica na educaçãoSequência didáticaAnálise linguísticaMúsica e linguagemLetra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesabachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000nw2j