Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de MeloEstevam Sobrinho, Jucilene2025-11-192024-12-20ESTEVAM SOBRINHO, Jucilene. Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literatura. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7976O presente artigo é resultado de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que analisou trabalhos científicos produzidos em Língua Portuguesa, referente ao tema: gêneros textuais, os desafios e as possibilidades para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um roteiro de busca com critérios de inclusão e exclusão, por meio de um mapeamento bibliográfico em dois repositórios científicos digitais específicos: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). O artigo buscou compreender quais são as perspectivas teórico-metodológicas que os autores têm sobre gêneros textuais e como eles – “os gêneros” - podem contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. Desta forma, foi intuito deste artigo, realizar toda uma pesquisa investigativa por meio do MSL sobre o gêneros textuais, que são ricos objetos de ensino, bem como proporcionar um estudo reflexivo que auxilie os professores a estudarem e aperfeiçoarem sua ação docente para um ensino de Língua Materna que amplie e aperfeiçoe a competência comunicativa dos estudantes.28 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/Gêneros textuaisLíngua Portuguesa - Estudo e ensinoMapeamento sistemático da literaturaOs gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literaturabachelorThesisAttribution-ShareAlike 4.0 International