Melo, Weslley Imperiano Gomes deSiebert, Ana Paula de Farias2024-07-252024-07-252024-03-07SIEBERT, Ana Paula de Farias. Implicações estruturais dos erros de execução em treliças planas metálicas destinadas ao vigamento principal de pontes retas ferroviárias. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5927As treliças planas são utilizadas em uma variedade de aplicações, incluindo para compor o vigamento principal de uma ponte reta. São comumente utilizadas em pontes rodoviárias ou ferroviárias com vãos de média a longa distância, pois possuem uma grande capacidade de carga. É fundamental a execução correta desse tipo de estrutura, para que se tenho um bom desempenho do seu funcionamento. Por isso, este trabalho versa sobre a avaliação de uma estrutura treliçada que servirá para compor o vigamento principal de uma ponte reta ferroviária, idealizada na região da grande Recife como estudo de caso, onde será analisado dois tipos diferentes de formas construtivas: uma executada seguindo os parâmetros determinados pelo projeto estrutural e a outra com erros executivos. A análise comparativa, mostrou que o erro por excentricidade de 150 mm em algumas ligações nos perfis, fez com que a treliça passasse a se comportar como um pórtico plano, gerando esforços de cortante e fletor, onde foi verificado a necessidade de aumentar a bitola dos perfis, em aproximadamente 64% de área de aço, para suportar as solicitações provenientes do erro de execução, aumentando os custos da obra.17 f.poropenAccesscreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRVigamento principalPontes metálicasTreliça planaErros de execuçãoImplicações estruturais dos erros de execução em treliças planas metálicas destinadas ao vigamento principal de pontes retas ferroviáriasbachelorThesisatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000jpw8