Simões Neto, José EuzébioOliveira, Juliana Félix de2023-04-172023-04-172021-03-03OLIVEIRA, Juliana Félix de. Sequência didática para abordagem do conteúdo da radioatividade com base em um júri simulado. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4372O presente estudo analisa as contribuições de uma sequência didática baseada no modelo 5E de Patro na construção dos conceitos sobre o conteúdo radioatividade. Para isso, utilizamos como estratégias um júri simulado, uma situação-problema e a construção e discussão de um infográfico. Ainda compunham o material da intervenção a exibição e debate sobre um vídeo acerca do acidente com Césio-137 em Goiânia, um questionário para levantamento das concepções prévias e um guia de pesquisa e elaboração de infográficos, que tinham por objetivo ampliar as discussões sobre a temática e contribuir para a construção de conceitos necessários para a resolução da situação-problema e participação no júri simulado. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, com cerca de 20 participantes. Para coleta e construção de dados utilizamos questionário e gravação de áudio, por meio de Smartphone, aparelho de telefonia celular. Os resultados foram agrupados em categorias para posterior análise das respostas do questionário das concepções prévias e da situação-problema. O levantamento das concepções prévias nos mostrou que os alunos identificam a compreensão sobre a existência da radioatividade e sua participação na sociedade em que vivemos, mesmo que os estudantes não consigam explicar quais conceitos químicos estão envolvidos nas suas afirmativas. As respostas dadas pelos estudantes a situação-problema pouco dialogam com os conceitos científicos sobre radioatividade, porém, observamos em suas respostas uma mudança significativa em relação às respostas da avaliação diagnóstica, pois passaram a ver a radioatividade não apenas. O júri simulado foi avaliado na busca de identificar, nas falas dos estudantes, os conceitos químicos que envolviam a temática específica. A sequência didática proposta parece ser uma boa alternativa para construção de conceitos que envolvem a radioatividade, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção de conhecimento de uma perspectiva ativa dos estudantes e considerando benefícios e problemas associados ao uso da radioatividade na sociedade.52 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRQuímica - Estudo e ensinoRadioatividadeSequência didáticaAprendizagem ativaSequência didática para abordagem do conteúdo da radioatividade com base em um juri simuladobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jntf