Santos, Carmi FerrazSilva, Joziane Melo da2023-03-312023-03-312021-06-30SILVA, Joziane Melo da. A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4286Este trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.55 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRProgramas de estágioPedagogiaFormação docenteA contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discentebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000jn94