Araújo, Elian Sandra Alves deSilva, Julyana dos Anjos2025-04-152024-03-11SILVA, Julyana dos Anjos. O uso de metodologias ativas no ensino de Biologia: um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6860Este trabalho explora a aplicação de metodologias ativas no ensino de Biologia através das experiências em turmas do ensino médio de uma escola de referência em Pernambuco, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, destacando o papel crucial do programa na formação profissional de educadores. Ao abordar as implicações sobre a implementação das metodologias ativas, o estudo reflete sobre o desafio de integrar essas práticas em um sistema educacional no qual ainda prevalece a adoção dos métodos tradicionais de ensino, especialmente no contexto brasileiro. O trabalho destaca a importância da diversificação da prática pedagógica tanto para o entendimento de conceitos biológicos, mais especificamente dentro das áreas de estudo da Ecologia e da Botânica quanto para a promoção de um aprendizado mais significativo e centrado no estudante, visando a promoção de uma formação crítica e reflexiva destes sujeitos.49 f.pt-BRhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/Ensino de biologiaMetodologias ativasEnsino médioFormação de professoresPrática pedagógicaO uso de metodologias ativas no ensino de Biologia: um relato de experiência do Programa de Residência PedagógicabachelorThesisAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International