Luna, Ewerton Ávila dos AnjosVieira, Giovana de Almeida2023-11-082023-11-082022-10-04VIEIRA, Giovana de Almeida. Letramento midiático: um estudo acerca do discurso docente e análise documental da Base Nacional Comum Curricular para o combate às "fake news”. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5189Vivemos tempos de crise no sistema comunicacional, em que a desinformação é uma das maiores ameaças e se dá principalmente pela falta da capacidade de interpretação e criticidade. Nesse contexto, esta monografia tem por objetivo fazer uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular e do discurso docente de quatro professoras da Região Metropolitana do Recife, por meio de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento o questionário, quanto ao conceito e à prática do letramento midiático, a fim de propor estratégias de reflexão sobre a importância do combate às “fake news” ou notícias falsas. Desta forma, os principais aspectos tratados neste estudo estão no entorno de habilidades necessárias ao exercício prático de participar criticamente e de forma responsável do ato de produzir, consumir e repassar informações nas redes sociais, além de propor a capacitação de pessoas para que consigam distinguir por si só as narrativas de caráter deliberadamente falso das que são imprescindíveis de fato nesse meio.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação midiáticaLetramento informacionalRedes sociais on-lineCidadaniaNotícias falsasLetramento midiático: um estudo acerca do discurso docente e análise documental da Base Nacional Comum Curricular para o combate às "fake news"bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kxh3