Paiva, Andréa Carla deLima, Gerson Anderson Marinho de2023-03-032023-03-032021-07-09LIMA, Gerson Anderson Marinho de. A organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4072O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de organização do trabalho pedagógico (OTP) na escola, a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: reconhecer os fundamentos da OTP e descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das aulas de Educação Física (EF). O interesse pelo estudo surgiu a partir de experiências ocorridas durante o Programa Residência Pedagógica ofertado curso de Licenciatura em EF da UFRPE. Percebe-se que nessa escola a OTP é um processo continuo e relevante para o sucesso das aulas dos componentes curricular, trazendo para nossa área, a EF é bastante valorizada na escola. Através do PRP podemos ver o processo de perto, ao se ambientar na escola e participar das regências de aula, culminando com a produção de conhecimento a partir disso. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, onde o local da pesquisa foi numa escola pública federal do Recife, e para a coleta dos dados utilizamos os diários de campo produzido durante o período de vigência do PRP. A análise de conteúdo foi a técnica usada, tendo como unidade contexto a OTP a partir da prática em sala de aula. Quanto à unidade registro definimos os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método. Esses pares trouxeram indicadores que foram interpretados e contribuíram para descrever as práticas pedagógicas do cotidiano da escola. Diante disso, é de grande valia o professor entender a OTP da escola para nortear sua prática pedagógica, assim como programas de iniciação à docência são importantes na inserção do licenciando na escola.71 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRProfessores de educação física - FormaçãoPrática docentePrática pedagógicaA organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência PedagógicabachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kw2f