Mendes, Renata Akemi ShinozakiSoares, Aline Maria da SilvaSantos, Josè Phillipe Joanou Pereira dos2023-05-292023-05-292022-06-13SOARES, Aline Maria da Silva; SANTOS, Josè Phillipe Joanou Pereira dos. Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4582O presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos.38 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRMaré (Recife,PE)AstronomiaAprendizagemAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoMaremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do RecifebachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kvwr