Carvalho, Marluce Vasconcelos deMelo, Alexandre Magno Aquino2022-11-112022-11-112021-08-12MELO, Alexandre Magno Aquino. Museus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de Arte. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3451Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições dos museus virtuais para as aulas de artes visuais e, a partir deste, surgiu a necessidade de inserirmos dois objetivos específicos: visitar museus virtuais, observando suas coleções e propostas de mediação e explorarmos as especificidades desses espaços, e demonstrar como os museus virtuais são utilizados por professores, em aulas de arte, por meio da aplicação de questionário. O referencial teórico contemplou discussões acerca da definição de museu virtual, do uso na internet como ferramenta e de tecnologias na sala de aula e sobre o funcionamento do Google Arts e Culture, além de informações sobre os museus virtuais do Louvre, MASP e Pinacoteca de São Paulo. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na revisão de literatura com destaque para: Arrais (2013), Bahia (2015), Dias e Rigoni (2017), Henriques (2018) e Bogea, Bogea, Costa e Rocha (2020) e de um questionário respondido por nove professores de arte do ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e particulares. Os dados obtidos indicaram que as visitas virtuais contribuem com os bons resultados nas aulas de arte, despertando o interesse dos alunos. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os Museus virtuais são uma ferramenta que complementa ou auxilia a aula de arte mesmo que o acesso ainda seja uma barreira, mas que passa por processo evolutivo.37 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptMuseus virtuaisEducação artísticaTecnologias digitaisMuseus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de ArtebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kvp1