Carvalho, Marluce Vasconcelos deOliveira, Raira Izabel Santos de2022-11-282022-11-282021-08-07OLIVEIRA, Raira Izabel Santos de. Redes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na arte. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3611Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as causas da naturalização do racismo presente no ensino-aprendizagem, tendo em vista os conteúdos e representações imagéticas eurocêntricas. E, como objetivos específicos: discutir as causas da naturalização do racismo no ensino-aprendizagem do ensino básico e a predominância de imagens eurocêntricas no ensino de Arte e, por fim, construir material de apoio ao docente, no Instagram, que explorem as metodologias ativas e as questões da multiculturalidade, buscando desconstruir o pensamento e as representações imagéticas eurocêntricas, naturalizadas na educação e principalmente no ensino de Arte. A partir do estudo e compreensão das causas da naturalização do racismo no ensinoaprendizagem, foi possível compreender quais práticas corroboram com o simbolismo e predominância do eurocentrismo na Educação Básica e como é possível utilizar redes sociais como veículos de disseminação de novos conteúdos educacionais aplicáveis no sistema híbrido de ensino.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptMulticulturalismoRacismo na arteRelações raciaisRedes sociais on-lineRedes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na artebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000kv7z